Oncology

Oncology

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para pacientes III: dicas durante e após o tratamento

Nutrição: recomendações durante e após tratamento


Esta seção foi analisada e aprovada por Cancer.Net Editorial, 11/09





O tratamento do câncer geralmente afeta os hábitos alimentares de uma pessoa e suas necessidades nutricionais. Embora seja importante manter um peso corporal saudável e comer uma dieta nutritiva, pode ser difícil comer os mesmos alimentos que eram habituais antes do tratamento.
Dependendo do tipo de tratamento que a pessoa está recebendo, os efeitos secundários da cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem causar perda de peso.



Recomendações nutricionais durante o tratamento



Aqui estão algumas recomendações nutricionais gerais para as pessoas em tratamento.



•Manter um peso saudável. Para muitas pessoas, isso significa evitar a perda de peso, obtendo calorias suficiente em uma base diária. Em pessoas que estão acima do peso, isso pode significar perder algum peso (moderadamente, cerca de um a dois quilos por semana).

•Obter os nutrientes essenciais que o corpo necessita, tais como proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água.

Formas de obter os nutrientes essenciais e manter um um peso saudável



Aconselhamento dietético pode ajudar pessoas a manter  um peso saudável e obter os nutrientes adequados em sua dieta. Pergunte a sua equipe de cuidados de saúde para um encaminhamento para um nutricionista.

Nutricionistas e outros membros da equipe de saúde podem trabalhar com as pessoas para satisfazer as suas necessidades nutricionais, que, além de aconselhamento dietético, podem incluir:



Os suplementos dietéticos, como o cálcio e multivitaminas





Substitutos de refeições,bebidas e lanches






As sondas





A nutrição parenteral (obtenção de nutrientes para o corpo de uma forma que não através do trato digestivo, por exemplo, por via intravenosa [IV] injeção). Esta estratégia é para aqueles que são excepcionalmente de baixo peso e não estão recebendo alimentação suficiente antes da cirurgia oncológica, ou aqueles cujas vias digestivas não estão funcionando (como em pessoas que tiveram partes do estômago, pâncreas, ou cólon removidas por cirurgia, ou aquelas que se submeterão a tratamentos combinados com quimioterapia e radioterapia).

O uso de suplementos alimentares

Suplementos alimentares (como multivitamínicos) podem ser adequados para pessoas que não são capazes de obter todos os seus nutrientes através dos alimentos. Suplementos alimentares são produtos que têm um ou mais ingredientes alimentares, incluindo vitaminas e minerais. Eles são normalmente tomados por via oral (pela boca) como um comprimido, cápsula, comprimido, líquido ou em pó. Porque altas doses de suplementos específicos podem ser prejudiciais, é importante conversar com seu médico sobre suplementos individuais.



Perguntas para seu médico antes de tomar qualquer suplemento alimentar incluem:



•Quais são os benefícios de tomar este suplemento alimentar?





•Quais são os possíveis efeitos colaterais de tomar este suplemento alimentar?





•Há riscos de tomar este suplemento alimentar?





•Tomar suplementos dietéticos pode interferir no meu tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia)?





•Quanto devo tomar e durante quanto tempo?





•Onde posso aprender mais sobre suplementos alimentares?



Segurança alimentar



Pessoas em tratamento precisam estar cientes da segurança alimentar, o tratamento pode enfraquecer o sistema imunológico e levar a uma infecção. Um infecção ocorre quando bactérias, vírus ou fungos (como levedura) invadem o corpo, e o sistema imunológico não é capaz de destruí-los com rapidez suficiente.

Aqui estão algumas dicas básicas de segurança alimentar para reduzir o risco de infecção.



•Lavar as mãos antes e durante a manipulação e preparação de alimentos.





•Manipulação e armazenamento de alimentos de forma adequada.





•Coma alimentos bem cozidos.





•Evite beber bebidas não-pasteurizado (por exemplo, sidra, leite não pasteurizado, cru, e sucos de fruta de procedência duvidosa). Certifique-se de ler os rótulos, os produtos pasteurizados podem ser encontrados em algumas lojas.


Dieta e nutrição após o tratamento



Após o término do tratamento, os cuidados devem incluir o acompanhamento de um risco de recidiva (volta do câncer) ou o desenvolvimento de um segundo câncer. Além disso, pode haver risco aumentado para outras condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, e osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Para reduzir o risco de outras doenças, os médicos geralmente recomendam o comum para uma boa saúde, como parar de fumar, manter um peso saudável e ficar fisicamente ativo.
Apesar da maioria das recomendações nutricionais incluirem comer frutas, verduras e cereais integrais, o efeito de fatores específicos da dieta sobre as taxas de sobrevivência não é bem compreendido e está sendo estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário