Oncology

Oncology

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Algumas verdades sobre alimentos

Soja e câncer de mama




A relação entre a soja e o risco de câncer de mama é complexa, e os resultados de estudos de investigação são conflitantes. Alguns estudos demonstraram que os produtos de soja podem proteger contra o câncer, no entanto, há estudos clínicos que não têm mostrado uma grande proteção. Além disso, alguns estudos sugerem que a soja pode atuar como o hormônio estrogênio, o que causa preocupação para as mulheres com um tipo de câncer de mama que é estimulado pelo estrogênio (chamado de câncer de mama positivo para receptor de estrógeno ). A evidência atual sugere que comer quantidades normais (tais como três porções por dia) de alimentos de soja, como leite de soja e tofu, é improvável que aumente o risco para o câncer de mama crescer ou se espalhar. No entanto, concentrados de isoflavonas (um tipo de estrógeno  encontrado na soja) ou suplementos de soja não são recomendados para mulheres pós-menopáusicas, uma vez que estes produtos podem atuar como estrogênio no corpo.



Licopeno e câncer de próstata



O licopeno é um carotenóide encontrado em produtos de tomate, como molho de tomate, uva rosa, e melancia. Em alguns estudos de homens com câncer de próstata, os resultados sugerem que o licopeno pode reduzir risco de câncer. No entanto, uma relação direta entre a ingestão de licopeno e diminuiççao do risco de câncer de próstata ainda não foi estabelecida consistentemente. Embora haja entusiasmo, mais estudos clínicos são necessários para determinar se o licopeno reduz o risco de câncer de próstata.



Os vegetais crucíferos



A relação entre comer verduras e o risco de câncer tem sido estudado para pulmão, colorretal, e de ovário. Os resultados preliminares sugerem que os vegetais crucíferos (especialmente brócolis) podem reduzir o risco destes tipos de câncer. Uma observação interessante em alguns estudos é que existem diferenças genéticas em pessoas no metabolismo desses vegetais. Estas diferenças parecem afetar o risco. É provável que a genética e os alimentos tenham interações importantes.



Adicionando frutas e vegetais à base de sua dieta


Apesar de alguns grandes ensaios clínicos indicarem alguns alimentos para a prevenção do câncer, não há evidências suficientes para sugerir que a adição de mais frutas e vegetais possa ajudar na cura. Porém, comer frutas e verduras fornece benefícios de saúde adicionais, tais como a redução do risco de doença cardíaca e derrame.



Aqui estão algumas sugestões para ajudar na dieta:



•Cinco a nove porções de frutas e verduras todos os dias. Isso é cerca de duas xícaras de fruta e de 2,5 xícaras de legumes. Adicionar frutas e legumes para os alimentos que você come normalmente e escolher frutas e verduras para lanches.





•Tente novas frutas e verduras, legumes e escolha uma variedade de cores de modo que você obtenha muitos fitoquímicos diferentes em sua dieta.





•Mantenha um registro das frutas e verduras que você come.





•Pergunte ao seu médico ou um nutricionista sobre como incluir mais frutas e vegetais em sua dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário