Oncology

Oncology

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Apresentação em pôster – novas diretrizes de avaliação de HER2

Apresentação em pôster – novas diretrizes de avaliação de HER2

Em 2007, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e a o Colégio Americano de Patologistas (CAP) publicaram novas diretrizes para o teste da expressão de HER2 no câncer de mama, estabelecendo como critérios de positividade o exame imunohistoquímico 3+ (com coloração de >30% das células tumorais invasivas) ou uma razão >2,2 no teste de FISH (sinais de HER2 em relação aos sinais do cromossomo 17).

Os critérios originalmente utilizados no estudo N9831, que mostrou o benefício da administração concomitante de bevacizumabe e quimioterapia adjuvante, em portadoras de câncer de mama com hiperexpressão de HER2, previam positividade em casos de exame imunohistoquímico 3+ (com coloração de >10% das células tumorais invasivas) ou uma razão ≥2,0 no teste de FISH.

Em pôster apresentado neste sábado (12/12), investigadores analisaram retrospectivamente o impacto das novas diretrizes nos resultados do estudo N9831. Os resultados dessa análise mostraram que apenas uma pequena proporção de pacientes incluídas no estudo N9831 não apresentava HER2+ segundo as novas diretrizes: 3,7% dos casos identificados por imunohistoquímica (IHC); 1,4% dos casos identificados por FISH; 1,7% dos casos identificados por ambos métodos.
Conforme demonstra a tabela abaixo, os autores salientaram que o efeito do bevacizumabe se mostrou similar em pacientes com doença HER2+, independentemente do uso das novas diretrizes ou dos critérios originais do estudo.

Critério de positividade utilizado

Redução do risco de recorrência ou morte*

Nível de significância



IHC 3+ (coloração de >30% das células tumorais invasivas) 41% p;0,0001



IHC 3+ (coloração de >10% das células tumorais invasivas) 42% p;0,001







*Em favor da administração concomitante de bevacizumabe e quimioterapia (AC→T) versus, quimioterapia isolada.

Os autores concluíram a apresentação afirmando que os dados sugerem que a avaliação das candidatas ao tratamento adjuvante com bevacizumabe pode ser baseada nas definições originais de positividade de HER2 (IHC 3+ com coloração de >10% das células tumorais invasivas; ou razão ≥2,0 no teste de FISH).1


Referência bibliográfica: 1. Perez EA, et al. Cancer Res 2009; 69(24): abstract 701.

Confira no link:
http://tesla.tempsite.ws/blog/sanantonio2009/?p=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário