Oncology

Oncology

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vacina contra a gripe H1N1 em pacientes com câncer

A vacina atualmente disponível no Brasil contra o vírus Influenza A H1N1 é constituída de vírus morto fragmentado e absolutamente segura em qualquer paciente com baixa imunidade, inclusive durante a quimioterapia.

A vacina produz imunidade e tem poucos efeitos colaterais. Sua eficácia está acima de 90% em pacientes com função imunológica normal. Embora não se conheça ainda sua eficácia real em pacientes com baixa imunidade, é indicada e deve ser administrada a todos os pacientes com câncer. Seus principais efeitos colaterais são: dor local, dores no corpo, cefaleia e febre baixa. A administração é feita por via intramuscular.

A vacina é ativa apenas contra o vírus H1N1, não agindo sobre a Influenza sazonal (gripe comum). Portanto, o paciente com câncer deve receber ambas as vacinas.

Crédito ao site:http://mocbrasil.com/noticias/vacina-contra-a-gripe-h1n1-em-pacientes-com-cancer/

3 comentários:

  1. Olá Dr. Alessandro, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida sobre o tratamento de pacientes oncológicos.

    Existe uma divisão clara entre os pacientes que devem ser atendidos por um oncologista ou um onco-hematologista ? Ou pode acontecer de um paciente com linfoma ser tratado por um oncologista e um câncer de pulmão ser tratado por um onco-hemato?
    Qual das duas especialidades é a mais abrangente nesse aspecto ?

    Desde já agradeço a resposta.

    Att

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo
    em resumo:
    oncologistas clínicos têm no programa de residência carga horária em neoplasias hematológicas, além dos tumores sólidos; na hemato-oncologia não é conteúdo da residência, o estudo de tumores sólidos ok

    ResponderExcluir
  3. Dr Alessandro,
    Estou à procura de médicos especializados e achei o seu blog. Meu avô hà 6 meses fez exames por estar com o tom de pele amarelado, feitos os exames o médico afirmou ser hepatite-A e ele passou a seguir tratamento. Ao longo do tratamento não houve melhora, muito menos na aparência. Ele emagreceu de forma notável e a barriga cresceu com aparência de inchaço (ascite), agora 6 meses após terem saído os exames, hà menos de uma semana descobrimos que nunca foi hepatite, mas sim uma obstrução na via biliar que impede o fígado de funcionar direito, no laudo o médico afirmou ser um 'tumor maligno'. E afirmou que não ha forma de remover devido a sua localização. Hoje ele estar internado e uma outro médico já acha que é na vesícola, e nada é certo, não foi feito nem biópsia e tudo passa a ser suposição e nunca certeza. Eu e minha família inteira estamos à procura de ajuda - seja de onde for- de médicos dispostos a nos ajudar nessa causa.

    Nossos e-mais pra contato são:
    rebecaccarvalho@hotmail.com
    wcac.servebraz@hotmail.com
    rkgod_penielense@hotmail.com

    Somos do Maranhão.

    Por favor, não deixe de responder.
    Obrigada

    ResponderExcluir