Oncology

Oncology

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Medicação para osteoporose aumenta o risco para câncer de esôfago?

Bisfosfonatos orais(medicações usados no tratamento da osteoporose) não estão significativamente associados com câncer de esôfago ou gástrico , segundo um grande estudo de coorte do Reino Unido, publicado em 11 de agosto no Jornal da Associação Médica Americana.




O novo estudo surge cerca de um ano e meio após o órgão americano Food and Drug Administration ( FDA ) relatar 23 casos de câncer de esôfago entre 1995 e 2008, em pacientes em uso de alendronato e outros 31 casos em pacientes que usam uma variedade de bisfosfonatos na Europa e no Japão .



Estes casos "possivelmente" indicariam " o risco de malignidade associado com o uso de bifosfonatos ", observam os autores do novo estudo .



Os autores aceitaram o desafio de investigar a possível ligação entre câncer e bifosfonatos por via oral.
Em resumo:
  •  estudo consistiu em mais de 80.000 pacientes, principalmente mulheres e tinham idade média de 70 anos, e descobriu que a incidência de câncer esofágico e gástrico combinado foi de 0,7 por 1000 pessoas- ano de risco em que tanto o usuário bisfosfonato e controle ( coortes não usuário) .




  • usuários  foram definidos como qualquer doente que recebeu pelo menos uma receita entre 1996 e 2006.



  • hazard ratios não revelou nenhuma diferença no risco de câncer entre usuários ou não-usuários



O tempo médio de seguimento foi de 4,5 e 4,4 anos no bisfosfonato e coortes de controle, respectivamente.



"Nosso estudo , ao meu conhecimento, tem a maior duração do follow- up de todos os estudos até agora em bisfosfonatos e câncer de esôfago ", disse Dr. Cardwell.

ref:
JAMA. 2010, 304:657-663

Nenhum comentário:

Postar um comentário